Desvendando as Agências de Emprego da Internet

Cadastrar-se em agências de emprego é um ato de divulgação pessoal. Sua divulgação.

Afinal você quer ser a pessoa encontrada para um vaga que apareça em sua área de atuação, não é?

Acontece que o velho hábito de "deixar um currículo" se modificou um pouco com a entrada em cena da Internet e das agências de emprego online.

Além disso, muita gente pensa que agências de emprego online só oferecem vagas ligadas a tecnologia e Internet. Errado!

Isso era verdade... lá no comecinho da Internet. Hoje em dia os serviços de agenciamento se expandiram e profissionalizaram — o resultado é que hoje você encontra vaga para praticamente qualquer área profissional nas agências de emprego online.

Mas por existir alternativas de relacionamento com as agências de emprego na Internet — e principalmente porque em alguns casos é preciso desembolsar algum R$ para se cadastrar —, muitas pessoas se perguntam se vale à pena sair à cata digital de agências de emprego na Internet para divulgar o currículo.

Bom, antes de mais nada, é preciso que tenhamos uma visão clara do que existe na área de agências de emprego online no Brasil...

O que Existe de Agências de Emprego Online no Brasil

É relativamente simples diferenciar as agências de emprego online nacionais. Basicamente, é possivel classificá-las como:

  • Agências de Emprego Gratuitas
  • Agências de Emprego Pagas

Vamos começar então com as...

Agências de Emprego Gratuitas

Quando se fala em algo pago, há de cara uma barreira de entrada... alguém tem que pagar para que o negócio "aconteça".

Mas nas agências de emprego gratuitas... Ei... Afinal elas são de graça de qualquer jeito, então por que não se cadastrar? Geralmente essas agências de emprego oferecem um número razoável de vagas, e cadastrar-se nelas pode ser um bom negócio.

Abaixo estão algumas das principais agências de emprego ou classificados online com cadastramento gratuito.

Obs.: Ao clicar em um endereço será aberto uma nova janela, para que você não perca o ritmo da leitura, ok? Então vamos... Clique em uma agência emprego de cada vez, analise o site, anote o endereço para cadastrar-se posteriormente, caso ache que vale à pena, e volte pra esta página!

InfoEmprego - http://www.alshop.com.br/
Site da Anuntis, que se apresenta como um grupo de comunicação espanhol. Oferece cadastro gratuito de currículos e vagas.
APInfo - http://www.apinfo.com/
Cadastro e busca de vagas gratuitos. Aceita apenas currículos de profissionais de informática.
Guia de Empregos - http://www.ijobs.com.br/
Uma grande variedade de áreas e muitos currículos.

Estes sites acima são apenas alguns exemplos... Existem em outros disponíveis na Rede, e é relativamente fácil encontrar agências de emprego online com cadastro gratuito de todos os portes.

(Se você é responsável por uma agência de empregos online que não cobra dos candidatos e não está na lista acima, entre em contato para que possamos listar sua agência aqui no site.)

Voltando ao assunto...

Uma coisa que você deve ter notado nessas agências de emprego gratuitas é que as estatísticas de currículos cadastrados mostram números altos.

Acontece que o cadastramento gratuito atrai naturalmente mais canditados. Errr... muitos candidatos!

O resultado acaba nos número. Muitos candidatos... Resumo: concorrência acirrada!

Isso é pior quando a agência de empregos cobra da empresa que está em busca de candidatos. Ou seja, ela é gratuita para o candidato. Mas as empresas têm que pagar para divulgar vagas.

Neste caso, a barreira de entrada se materializa em frente à empresa, pois é ela que vai ter que desembolsar algum para que a coisa "aconteça".

Normalmente o que se cobra da empresa para participar de um site desses não é nem uma taxa extorsiva, e na maioria das vezes o serviço é de qualidade e vale a pena. Mas... por que pagar se há opções gratuitas na Internet?

Lembre-se que estamos falando sob o ponto de vista das empresas. E, ei... Temos uma empresa aqui e sabemos o que estamos falando!

Claro que isso não é motivo para não se cadastrar. Agências de emprego gratuitas são uma excelente caminho de baixo-custo para divulgar seu currículo.

Afinal, é de graça! Isso não significa que você não deve pelo menos saber que as agências de emprego pagas existem...

Agências de Emprego Pagas

Nas agências de emprego pagas, para participar (isto é, para cadastrar seu currículo) é preciso desembolsar alguns reais. Neste caso, é você que paga para que algo "aconteça".

Já o acesso às vagas cadastradas geralmente é gratuito. Ou seja, normalmente as empresas podem anunciar suas vagas sem pagar nada.

Isso possibilita às agências de emprego pagas oferecer um número enorme de vagas... um bom sinal!

Por quê? Ora...

Lembra de que falamos que o cadastramento nas agências de emprego gratuitas atrai muitos canditados? Pois é... O mesmo acontece aqui. Muitas vagas, só que o beneficiário neste caso é você...

Muitas agências de emprego gratuitas oferecem um período de teste, onde você pode cadastrar seu currículo e colocá-lo à disposição das empresas por alguns dias ou semanas. Com um currículo bem preenchido, e com o número elevado de vagas disponíveis, caso você seja achado neste período de teste grátis, você não precisará pagar nada.

Abaixo estão algumas agências de emprego online pagas. Só pra lembrar, os links abrirão em um nova janela para que você não perca o ritmo da leitura.

Catho - http://www.catho.com.br/
A Catho é uma agência de empregos tradicional que oferece no site Catho Online uma enormidade de vagas. Você pode cadastrar seu currículo grátis por 7 dias.
Managers - http://www.manager.com.br/
O Managers Online é uma agência de empregos online que também oferece cadastro pago. Porém você pode cadastrar seu currículo grátis por 7 dias.
Empregos.com.br - http://www.empregos.com.br
Outra agência paga bastante conhecida. Cadastro grátis por 10 dias.

Agências de Emprego Online - Conclusão

Bom, esperamos que o panorama acima tenha deixado claro para você o que existe e como funcionam as agências de emprego online no Brasil.

Cada uma funciona de um jeito particular, mas em geral o que importa para você é...

  • Se funciona, ou seja, se a agência faz você encontrar uma vaga, e...
  • Quanto $$$ você vai precisar investir no processo

Baseado neste ponto de vista, é fácil você ver que as agências de emprego têm seu modo de funcionamento particular mas, em geral, elas se dividem nos dois tipos acima.

Esperamos que agora você tenha uma visão mais clara do mercado de agências de emprego no Brasil, e que isso lhe seja útil.

Boa sorte!

Publicado no site Emprego e Carreira Online. Você pode copiar e distribuir este texto livremente desde que sem qualquer modificação, incluindo modificações na organização do texto e URLs de destino dos links HTML.

Importante: O parágrafo acima é parte integrante do texto e deve ser mantido. Apreciaríamos se você nos informasse que utilizou este texto (apesar disso não ser obrigatório), pois podemos fazer referência e divulgação da publicação do texto e de outras informações de seu website!