Emprego na Europa

Ter um emprego na Europa é seu sonho?

Poder viajar, conhecer a "velho mundo", novas culturas... Tudo isso e com um emprego na Europa (de preferência um bom emprego!). Realmente, um sonho.

Pois bem, conquistar aquela vaga no continente europeu pode ser muito mais fácil do que você imagina.

Com um pouco de planejamento você pode conquistar o emprego no exterior. Claro que não há fórmula mágica para conseguir um emprego na Europa ou qualquer outro lugar.

Mas há uma série de recomendações comuns que você pode seguir e, assim, facilitar sua vida no exterior e sua busca por emprego na Europa. São elas as...

Recomendações Para Conseguir Um (Bom) Emprego na Europa

Bom. Antes de mais nada é preciso que fique claro que cada situação é única. Isso é tão importante que não custa repetir: cada situação é única!

Por que a insistência?

Bom, porque você tem que ser capaz de se adaptar às situações. Não dá pra ser via decoreba.

Entendido? Então... voltemos as recomedações. São elas:

Aprenda o Idioma do País Desejado

Parece óbvio... e é. Mas muita gente descuida.

Nada de deixar para aprender em cima da hora. Descreva verdadeiramente seu nível de conhecimento do idioma em seu currículo. Jamais minta em seu currículo.

Mesmo para trabalhar em Portugal é preciso certa adaptação idiomática. E na Espanha se fala espanhol, que requer aprendizado e prática, ok? Portanto, nada de embromación quando falar com seu contratante!

Trabalhe Legal

É totalmente possível arrumar um emprego na Europa portando seu passaporte. Imigrar ilegalmente e tentar uma vaga é muito mais difícil, além de criminoso e perigoso. Não faça isso!

Tudo fica mais "fácil" se possuir uma permissão para trabalho temporário ou visto de estudante.

E onde conseguir estas maravilhas? Informe-se no consulado do pais para onde você pretende ir.

Prepare-$e!

O custo de vida na Europa é alto, se comparado com o do Brasil. Portanto, prepare-se financeiramente. A não ser que você saia com uma vaga garantida, leve dinheiro para alguns dias de hospedagens.

A Europa é famosa pela variedade de alternativas para hospedagens. Você encontra opção para todos os gostos... Hotéis, albergues.

A dica é: planeje sua viagem. Você deve chegar já sabendo o que fazer e quanto vai precisar.

Seja Profissional

Esta dica serve não só para um emprego na Europa... Acontece que tradicionalmente os relacionamentos de trabalho no Brasil têm um tom informal... que deve ser evitado lá fora.

Posicione-se profissionalmente. Você está lá para conquistar aquela vaga, não para fazer amigos (pelo menos não até estar empregado...).

E Como Chegar ?

Antes de mais nada, é importante separamos quem que chegar lá de quem já está lá...

Como assim?

Ora, o Emprego e Carreira Online é acessado por brasileiros no exterior e que podem estar em busca de emprego na Europa. Podemos até dizer (com trocadilho) que estes estão com meio caminho andando...

Para quem ainda está no Brasil, as notícias são boas.

Para quem já se encontra na Europa as perspectivas também são boas. Existem inúmeros sites que oferecem online vagas para emprego na Europa:

  • EURES - The European Job Mobility Portal - Grande pedida de site com informações sobre empregos e oportunidades de estudo na União Européia
  • EuroJobs.com - Agência online oferecendo vagas de emprego na Europa.
  • Eurostage - Vagas de estágio e emprego na Europa para estudantes e recém-formados. Oferece vagas na Alemanha, França, Itália, Suécia e Romênia.

Conclusão

Bom, esperamos ter mostrado que descolar um emprego na Europa não é nenhum bicho de sete cabeças.

Com um pouco de planejamento e conhecimento do pais destino, é possível começar daqui mesmo do Brasil, isto é, antes de viajar, a levantar vagas para conquistar o tão sonhado emprego na Europa.

Impossível não é. Isso você já sabia. Esperamos ter mostrado que também não é difícil!

Publicado no site Emprego e Carreira Online. Você pode copiar e distribuir este texto livremente desde que sem qualquer modificação, incluindo modificações na organização do texto e URLs de destino dos links HTML.

Importante: O parágrafo acima é parte integrante do texto e deve ser mantido. Apreciaríamos se você nos informasse que utilizou este texto (apesar disso não ser obrigatório), pois podemos fazer referência e divulgação da publicação do texto e de outras informações de seu website!