Trabalho pela Internet: 4 Caminhos de Sucesso

Interessado em se engajar (de preferência ganhando um bom dinheiro) no trabalho pela Internet?

Você não está sozinho... Outras pessoas também pensando nisso!

Mas relaxe porque há mercado pra todo mundo. Com o número de usuários crescendo ano após ano, ganhar dinheiro com trabalho pela Internet é uma realidade cada vez mais possível.

Mesmo para quem tem um emprego, o trabalho pela Internet tem sido usado como fonte de rende a mais.

Neste artigo apresentamos 4 caminhos de trabalho pela Internet mais usados pelos e-mpreendedores de sucesso...

Trabalho pela Internet: Os 4 Caminhos São...

Aqui vão os 4 caminhos de sucesso para quem quer iniciar com um trabalho pela Internet. Boa sorte!

  1. Publicidade em Sites — se você domina determinada área de conhecimento, você pode criar um website sobre o assunto e vender espaço publicitário nele.

    É necessário algum conhecimento de como funcionam um site na Internet, HTML etc. Requer dedicação para manter o website atualizado, do contrários os visitantes (e anunciantes!) vão embora.

  2. Serviços de Freelancer — esta alternativa é bastante comum no exterior e quase nada difundida no Brasil.

    Funciona assim: você se cadastra em um website e oferece seus serviços ou busca uma vaga de trabalho freelancer. Encontrado o trabalho, você entra em contato com o dono da vaga e combina o serviço, o preço e a forma pagamento.

    Não necessariamente o trabalho está relacionado à tecnologia e/ou Internet. Há vagas para se escrever artigos sobre diversos assuntos, terceirização de atendimento para serviços online...

    Devido à própria natureza de trabalho pela Internet, você pode executar um trabalho freelancer para qualquer empresa do mundo! Por isso, é quase certo precisar conhecer o idioma do dono da vaga (provavelmente inglês).

  3. Venda de Produtos — cada vez mais pessoas estão construindo negócios exclusivamente voltados para a Internet.

    Por ser um canal único de divulgação e alcance a clientes, divulgar seus produtos pela Internet é bastante efetivo. Você pode fazer isso utilizando um website ou uma lista de e-mails... ou (melhor) ambos!

    O importante é que você seja sempre profissional em seu negócio virtual, se esta for a forma de trabalho pela Internet escolhida.

    Muita gente acha que o trabalho pela Internet desta forma é "fácil". Nada disso... Não existe nada fácil. Se fosse fácil, todo mundo estava vendendo produtos pela Internet não é mesmo?...

    Monte um website profissional, limpo e claro. Deixe claro o que você está colocando à venda. Trate seu cliente com respeito. Jamais envie e-mails não autorizados (o tão odiado SPAM)... enfim, não esqueça que "virtual é o meio" — seu negócio deve ser real e profissional.

  4. Oferta de Serviço de Único (e Pago!) — você pode criar um site que oferece um serviço único, e cobrar dos usuários o acesso a estes serviços.

    Por exemplo, você pode criar um website com informações para profissionais de contabilidade e disponibilizar calculadoras online para cálculos contábeis, trabalhistas etc.

    Para utilizar estes serviços, você cobraria uam pequena quantia destes profissionais.

    Veja que não há qualquer problema em cobrar pelo serviço... Dizemos isso porque muita gente fica tímido para cobrar por algo que foi "fácil" de fazer, ou então porque na Internet "tudo tem que ser de graça"...

    Nada disso. Não existe nada fácil (já escrevemos isso aqui?). E nada disso de que na Internet tudo tem que ser de graça.

    Afinal, para hospedar seu website ou seu domínio você vai ter que pagar. Ou você acha que seu provedor vai hospedar seu website de graça?...

    Permaneça focado nos benefícios que seu serviço oferece. Seus clientes procuram algo que facilite a vida deles. Todos estão dispostos a pagar por isso.

Conclusão

A lista acima é definitiva? Não. Escolhendo um dos 4 caminhos é garantia de sucesso? Também não...

Mas sem dúvida estes são os caminhos mais utilizados, e que têm dado mais resultados no Brasil e no mundo.

Obviamente você deve utilizar de bom-senso na hora de escolher o tipo de trabalho pela Internet que melhor se encaixa no que você pode oferecer, mas se você está em dúvida e não sabe como começar, a lista acima é um bom ponto de partida!

Publicado no site Emprego e Carreira Online. Você pode copiar e distribuir este texto livremente desde que sem qualquer modificação, incluindo modificações na organização do texto e URLs de destino dos links HTML.

Importante: O parágrafo acima é parte integrante do texto e deve ser mantido. Apreciaríamos se você nos informasse que utilizou este texto (apesar disso não ser obrigatório), pois podemos fazer referência e divulgação da publicação do texto e de outras informações de seu website!